Quando pensamos em construir um site para expor idéias ou produtos na Internet, logo vem à mente a dificuldade que deve envolver tal tarefa. Isso foi verdadeiro até algum tempo atrás, quando algumas das principais empresas do setor da informática decidiram mudar sua estratégia comercial. De uma agressiva disputa para vender mais e mais programas que precisaríamos instalar em nosso computador, passaram a uma pacífica oferta de recursos online que independem do nosso computador, pois são acionados diretamente pelo nosso navegador da Internet. Além do mais, o custo de aperfeiçoamento dessas ferramentas remotas foi reduzido a quase nada porque essas empresas aderiram ao “open source”, ou seja, o compartilhamento do desenvolvimento dos programas com a própria comunidade de usuários.

Dessa maneira surgiram diversas ferramentas gratuitas de software com as quais se pode aperfeiçoar os recursos online oferecidos gratuitamente pelas empresas que deram essa guinada no mercado da informática. O WordPress é resultado de uma dessas iniciativas de oferecer gratuitamente os meios para qualquer pessoa que deseja colocar na Internet um site provido de todas as funcionalidades que se espera de um bom site profissional.

No início, os recursos disponíveis serviam apenas para a construção de “blogs” bem simples. Hoje há diversos sites de empresas que se servem do WordPress para oferecer e vender seus serviços ou produtos. Alguns sites são bastante complexos e mostram recursos visuais de encher os olhos do internauta. E o gerenciamento desses recursos é bastante simples, bastando o usuário se familiarizar com o painel de administração – que é o “cérebro” por trás do site. Por ali se pode reconfigurar a aparência do site, adicionar “plug-ins” que acrescentam recursos adicionais, controlar acessos, acrescentar ou alterar conteúdo, administrar os usuários e muito mais.

O WordPress está disponível como espaço para bloggers no site WordPress.com, mas também pode ser instalado em seu próprio provedor, se ele tiver a disponibilidade da linguagem PHP e mais algumas condições exigidas pelo programa. Para instalar em seu provedor, o download do WordPress é gratuito no site wordpress.org – que também oferece todas as informações que você possa precisar, sobre o WordPress.

Portanto, não importa qual é o tipo ou o porte do site que você gostaria de construir e que achava que seria muito complicado de fazer. Com o WordPress você obtém, gratuitamente, um conjunto completo de recursos atualizados e fáceis de usar, com os quais seu site pode sair da esfera dos sonhos e se tornar uma gostosa realidade.